APECA

Historial

Download: Proposta de adesão

Consulte aqui: Órgãos Sociais da APECA (2021 - 2023)

 

A “APECA - Associação portuguesa das Empresas de Contabilidade e Administração”, é uma Associação Empresarial, sem fins lucrativos.

Sendo uma Associação de âmbito nacional, representa as empresas e os empresários que, no Continente e nas Regiões Autónomas, tenham como actividade a prestação de serviços de contabilidade e administração.

No âmbito da sua atuação, compete à APECA defender os legítimos direitos e interesses dos seus associados, promovendo um espírito de solidariedade e apoio recíproco e pugnando pelo prestígio e dignidade da atividade prosseguida e dos serviços prestados.

Após a sua constituição, em 21 de maio de 1988, a APECA foi-se afirmando paulatinamente junto das instituições civis e governamentais, fruto da sua actuação na defesa dos seus associados, sem alaridos, de forma umas vezes visível e outras nem tanto, optando sempre pela defesa dos associados e afirmação da sua actividade, em prejuízo da visibilidade mediática, que nunca procurou.

Reconhecendo, desde início, as necessidades formativas dos seus associados, a APECA apostou na formação, que constitui um dos seus pilares de afirmação e credibilidade, comummente reconhecido.

A formação da APECA, além de reconhecida pela OCC - Ordem dos Contabilistas Certificados, está certificada pela DGERT - Direção-Geral do Emprego e das Relações de Trabalho.

A informação permanente aos associados constitui outro importante pilar de apoio, que marca a atuação da APECA.

O cumprimento destes objectivos, ao longo da sua existência contribuiu para credibilizar e dignificar as empresas de contabilidade pela afirmação da qualidade dos serviços prestados, o que é hoje reconhecido pelo tecido empresarial e pelas entidades públicas e privadas, beneficiárias dos serviços, ainda que, por vezes, sem o reconhecido mérito pelo esforço desenvolvido.

A pedagogia exercida pelas empresas de contabilidade junto dos agentes económicos, ainda que, muitas vezes, de forma pouco visível, tem contribuído relevantemente para o cumprimento declarativo das suas obrigações junto da AT, da segurança social e de outras entidades.

O apoio aos associados é completado pela página da apeca, que disponibiliza a consulta dos códigos, legislação e instruções administrativas, em versão actualizada e de fácil consulta, além de artigos, pareceres e orientações sobre temáticas variadas, respeitantes ao melhor exercício da actividade.

A apeca é parte outorgante do CCT que regula as relações laborais entre as empresas de contabilidade e os trabalhadores ao seu serviço, que sempre tem negociado apoiada nos interesses e preocupações manifestados pelos associados.

No âmbito das relações institucionais, a APECA é membro da CCP - Confederação do Comércio e Serviços de Portugal, além de manter contactos institucionais com a OCC, estabelecimentos de ensino e outros organismos.

Por todo o exposto, a APECA conquistou um lugar de relevo e tem uma voz audível, no âmbito dos serviços prestados ao tecido empresarial português, particularmente às micro, pequenas e médias empresas, contribuindo relevantemente, através da qualidade dos serviços prestados pelos seus associados, para o cumprimento correcto e atempado dos seus deveres de cidadania.

Recentemente, a APECA adquiriu, na cidade do Porto, instalações destinadas à sua sede, as quais propiciarão um melhor serviço aos associados.

 

Porto, 07 de Fevereiro de 2017

A Direção

A qualidade passa pela Formação Profissional

A “APECA - Associação portuguesa das Empresas de Contabilidade e Administração”, é uma Associação Empresarial, sem fins lucrativos.

Siga-nos nas Redes Sociais,

Livro de Reclamações Eletrónico

Rua Jerónimo Mendonça, 78
4200-335 Porto
PORTUGAL

9:00h - 12:30h
14:00h - 18:00h
(+351) 229 488 348